Chagas que não saram...

sábado, outubro 28, 2006

Esse grande país...

Para quem não teve conhecimento disso, o último grande escândalo da política americana teve como protagonista o congressista republicano da Flórida Mark Foley.
Este senhor era "chairman" da comissão de "Ways and Means" do congresso, que, para quem não vê os Homens do Presidente, é provavelmente a mais influente comissão do Congresso, com uma área de acção extremamente abrangente.
O mais recente cavalo de batalha deste senhor era o livre acesso à internet, argumentando que era um meio demasiado liberal em que crianças inocentes poderiam ser levadas a fazer coisas que não quisessem por adultos mal intencionados.
Este senhor foi obrigado a demitir-se. Sabem porquê? Porque foi apanhado a trocar e-mails de teor mais impróprio com um dos seus assistentes, sendo que esse rapaz professava a adulta idade de 16 anos...
Primeiro que tudo é importante dizer que daqui para a frente em todos os dicionários da língua inglesa a definição da palavra "ironia" vai passar a ser acompanhada por esta história. E é provável que à frente da "Foley-esque" passe a constar: "acto de extraordinária estupidez e de tendências pedófilas".
Extraordinário é que nos Estados Unidos exista uma televisão que dá cobertura a estes actos: chama-se Fox News. Ou que exista uma partido que pretende dizer que a culpa de tudo isto é dos Democratas.
Extraordinário também, é que os mesmos Estados Unidos produzam um programa capaz de mostrar toda a estupidez desta história (e de muitas outras) e 2/3 do país não se aperceba disso.
Gostava de pôr aqui os links para todos os vídeos do Jon Stewart desses dias. Mas a Fox News achou que eles violavam os seus direitos de copyright (o daily show passa na "Comedy Central" e só reproduz pequenos clips de outras estações). E como os E.U.A. são um paradigma de liberdade quase todos os vídeos já foram retirados. Este foi um dos poucos que ainda sobrou...provavelmente por pouco tempo.


2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home