Chagas que não saram...

sábado, fevereiro 03, 2007

Babel

Fui ver o "Babel" ontem. Este filme do mexicano Alejandro Iñarritú foi o grande vencedor dos globos de ouro e é o grande favorito aos óscares.
Vou começar com um aviso. Miguel e Nuno, se pensavam ir ver este filme acho que é melhor não irem. Daquilo que eu conheço dos vossos gostos cinematográficos acho que não vão gostar muito.
Vamos então ao que interessa. Para ser sincero fui ver o filme "assolapado" por um onjunto de ideias muito diferentes umas das outras. Por um lado este tinha "pinta" de ser um filmaço daqueles que eu gosto, mas por outro já tinha ouvido, e lido, críticas bastante negativas.
No geral gostei do filme. Não gostei muito. Não vi os outros dois filmes do Iñarritú ("amores perros" e "21 gramas"), mas fiquei muito tentado... é que o babel tem ponto muito fortes, e pontos algo fracos.
Quase todos os pontos fortes estão relacionados com o trabalho do realizador. O filme é uma obra prima visual... Extraordinariamente bem filmado, bem montado, com os planos certos nos momentos certos, quase que nos faz esquecer os pontos fracos...
Quase todos os pontos fracos estão relacionados com o argumento. Relativamente previsível, e muitas vezes demasiado melodramático (quantas mais desgraças pode acontecer àquela gente), com finais não muito satisfatórios o filme peca por essas falhas.
No geral é um filme muito razoável, e vale a pena vê-lo. Não só para dizermos que vimos um filme candidato aos óscares, mas principalmente porque estar duas horas e meia à frente de um ecrã de cinema a ver uma história com muito pouca acção e desenvolvimento, e mesmo assim não dar pelo tempo passar só pode querer dizer que há alguém que sabe muito bem o que está a fazer. Neste caso, o nome é difícil, mas vale a pena decorá-lo: Alejandro Iñarritú.

1 Comments:

  • Eu tentei ver o Babel! Dei-lhe 45 minutos de tolerância, mas não aguentei mais! Muito parado, e volta a pegar na já vista estória de 4 ou 5 pessoas sem nada em comum cujas vidas se cruzam, lá, lá ,lá...
    21 gramas também não foi do meu agrado, mas vi até ao fim.
    Vou tentar não esquecer o nome, para evitar no futuro!

    By Blogger Mike, at 2:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home