Chagas que não saram...

quarta-feira, junho 18, 2008

Viva la vida...

Ora pois bem, ouvi hoje pela primeira vez o novo álbum dos coldplay. Duas vezes.
Lembro-me de quando saiu o segundo album deles "a rush of blood to the head" ter falado com o nuno e ede ele me ter dito "é bom, mas não é nenhum OK Computer". A minha resposta foi que era natural que assim fosse. Os Radiohead também demoraram tempo até lá chegar.
Pois bem, qual não foi o meu entusiasmo quando comecei a ver as comparações que eram feitas entre o novo álbum da banda do Chris Martin e o fabuloso disco dos Radiohead, e até com o Achtung Baby dos U2 (que partilha com o Viva la Vida o mesmo produtor-Brian Eno...).
Bem, depois de ouvir o álbum, acho que é absolutamente o melhor album dos Coldplay e o primeiro album deles que funciona bem como album inteiro. Ouve-se de uma ponta a outra, e de cada vez que se ouve (no meu caso duas...) descobrem-se muitas coisas novas.
Mas tem grandes singles, para um gajo cantar com a miúda, ou para ter como toque de telemovel durante 5 anos seguidos? Não tem não senhor, mas talvez seja por isso que é tão bom...
Mas é mesmo tão bom como o OK Computer? Eh pá, aí alto e pára o baile... Talvez o álbum cresça depois de se ouvir muitas vezes, mas aí não chegamos...
é que o OK Computer é um álbum declaradamente sombrio, mas sombrio de uma forma deliciosa. Torturado, mas de uma forma saudável. Viva la vida, é também um álbum sombrio, não há cá "yellows" ou "don't panic".
Acho que a grande diferença é que um gajo inglês bem parecido e casado com a Gwyneth palthrow nunca conseguirá dizer que é sombrio e torturado como um gajo inglês atarracado e vesgolho, e esperar que a gente concorde... Mas isso é só a minha opinião, e viva la vida eé um disco do catano...